SOBRE A UNIVERSIDADE


O Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE) é vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que é uma instituição pública de Ensino Superior vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC). Seus quatro campi são localizados no Estado de São Paulo, nas cidades de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri. Foi instituída sob a forma de Fundação pelo Decreto nº 62.758, de 22 de maio de 1968, e iniciou suas atividades letivas em 1970.

 


A UFSCar destaca-se pelo alto nível de qualificação acadêmica de seu corpo docente e no transcorrer dos seus anos de existência, transformou-se em uma das mais reconhecidas instituições de Ensino Superior do Brasil e da América Latina. Oferece ensino público, gratuito e de qualidade para cerca de 18.000 mil estudantes de graduação e pós-graduação.

 


O campus sede, localizado na cidade de São Carlos, tem área de 645 hectares e conta com 39 cursos de graduação, 33 departamentos acadêmicos e 37 programas de pós-graduação.

 


O campus da cidade de Araras conta com uma unidade de 302,8 hectares no município de Valparaíso e seu Centro de Ciências Agrárias (CCA), com 44.000 m² de área construída, é constituído por 05 departamentos acadêmicos responsáveis por 06 cursos de graduação e 02 cursos de pós-graduação.

 


O campus mais novo foi inaugurado em 2011. Está localizado no município de Buri e tem 9.947,15 m2 de área construída. Atualmente oferece 05 cursos na graduação.

 


O campus Sorocaba, no qual o GIAPE realiza suas atividades, foi criado em março de 2005. Está instalado em um terreno de 700.000 m² (70 hectares) e 48 mil m² de área construída. Possui 02 edifícios de aulas teóricas, 62 laboratórios, 03 auditórios, biblioteca, restaurante universitário, lanchonete, ambulatório, quadra esportiva e pista de atletismo. Tem 185 docentes em regime de dedicação exclusiva e 110 servidores(as) técnico-administrativos(as).

 


Atualmente, o campus Sorocaba conta com 03 centros acadêmicos – Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) ─ que oferecem 14 cursos de graduação, 10 programas de pós-graduação e mais de 1.000 atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento para aproximadamente 3.000 estudantes.

 


A ocupação do solo e as atividades em geral são norteadas por princípios de sustentabilidade e preservação ambiental, o que ajuda a compor uma paisagem de grande beleza e de tranquilidade para a realização das diversas atividades acadêmicas.