SOBRE A CIDADE


“Sorocaba” é uma palavra de origem Tupi-guarani, que significa terra (aba) fendida ou rasgada (çoro). O chão sobre o qual são hoje construídas a cidade e a Universidade foram território de duas etnias indígenas: os Tupinambá e os Guarani. Na área urbana da cidade foram encontrados, até o momento, 07 sítios arqueológicos tupi-guarani.


 

Sorocaba é um município do interior do Estado de São Paulo, com população de 695.328 habitantes (estimada pelo IBGE para 2021), sendo uma capital regional. Possui área de 450,38 km².

 


Se destaca como um polo de desenvolvimento industrial com forte tendência ao turismo de negócios. Sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o 19º maior do país. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22.000 empresas. Têm destaque as indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, indústria automobilística, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações.

 


Sorocaba tem opções diversificadas de lazer e cultura e sua integração com o meio ambiente acontece em lugares como trilhas para caminhada, 21 parques municipais com áreas verdes, matas ciliares preservadas, lagos, córregos, nascentes, trilhas para atividades educativas e o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, reconhecido nacional e internacionalmente, pelos trabalhos que desenvolve nas áreas de pesquisas científicas, conservacionismo, preservacionismo e educação ambiental.

 


A UFSCar não recebe estudantes provenientes somente da cidade onde se localiza, mas sim da Região Metropolitana de Sorocaba (que possui 27 municípios) e de todo o Brasil. Desde 2008 foi implantada a reserva de vagas para estudantes que comprovem pertencer a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio de declaração de etnia e vínculo com sua comunidade de origem. A seleção dos ingressantes é feita anualmente, por meio de processo seletivo específico, com oferta de uma vaga adicional em cada uma das opções de curso da UFSCar. Atualmente a UFSCar conta com mais de 40 povos indígenas presentes nos 4 campi.